sexta-feira, 22 de maio de 2015

Psicologia Clínica e Terapia de Casal - Citação


Umas das nossas preferidas:

"Pedras no caminho? 
Guardo todas... um dia vou construir um castelo..."

Fernando Pessoa

Pintura de Leonel Borrela

quinta-feira, 21 de maio de 2015

IMPACTO DA DEPRESSÃO ADOLESCENTE NA FAMÍLIA


“DESTRUIR A ARMADURA: BREVE CONTO SISTÉMICO FAMILIAR – TENTATIVA DE SUICÍDIO DE UMA ADOLESCENTE E O ENCONTRO COM A FAMÍLIA”


Utilizando as palavras de outro terapeuta familiar “fazer terapia não é resolver problemas ou corrigir erros, mas mergulhar no mistério das famílias e do encontro” (Ausloos).

Tentarei demonstrar-vos esse encontro recorrendo a uma família sujeita a uma fonte de stress devido a depressão de um familiar, uma adolescente. De referir que, neste caso, a família vive um momento imprevisto, que ocorreu inesperadamente.

Era uma vez uma família de 4 elementos que vivam numa “armadura”.
A mãe, 55 anos, doméstica, de olhos azuis carregados e tristes, o pai 57 anos, técnico de electricidade, de olhar igualmente pesado. As filhas, Maria de 15 anos e Sónia de 30. A Sónia já se autonomizou, casou “jovem” para “fugir” às regras dos pais. Os seus olhares fixam-se no chão, evitando o encontro.

terça-feira, 3 de março de 2015

Estarei apenas triste ou deprimido(a)?


O Homem vive triste e corre o risco de se não apaixonar mais. O seu drama é o de não saber que está triste, de não saber o que fazer da sua história” (João dos Santos)


Os estados de tristeza e de paixão fazem parte da nossa vida, são momentos de reflexão e de olhar para “dentro”, que se poderão transformar em criatividade.